quarta-feira, 8 de abril de 2009

OTAVALO

Ainda bem que estamos de férias, pois o despertador voltou a tocar cedo para iniciarmos a visita a Otavalo e não para irmos para a escola...


Otavalo situa-se a aproximadamente 90 quilómetros de Quito e a duas horas de viagem! É uma cidade que possui um mercado onde se podem gastar alguns dólares para adquirir diversos produtos de artesanato típico equatoriano. Curiosamente, neste mercado reina o silêncio dos comerciantes e a tarefa obrigatória dos compradores é regatear (actividade em que o Luís se revelou mestre!).
Durante a viagem até ao mercado, e mais uma vez na Pan Americana, pudemos observar paisagens fantásticas, assim como reparar na geologia da zona – toda a estrutura é constituída por cinzas vulcânicas que sofreram compactação edificando o solo que hoje é visível.
Como este seria um dia em que entraríamos mais em contacto com o povo equatoriano, o nosso guia foi-nos dando algumas informações acerca da população. No Equador, a maioria da população é mestiça (65%) e índia (30%). Também nos informou que os produtos mais exportados pelo Equador são o petróleo, a banana (nham, nham!), o camarão, as rosas e... as t-shirts das Galápagos! Ahahahah!


Depois de uma hora e meia de compras, fomos visitar a casa do melhor tecelão do Equador, José C., onde pudemos observar a fabulosa arte da tecelagem e a obra deste artista.
Fomos recebidos afavelmente por um grupo musical vestido a rigor já na Hosteria Hacienda Pinsaqui, onde almoçámos deliciosos pratos típicos da zona: fritada, lomo de rez, truta e camarão.
Já de barriguinha cheia, voltámos a Quito.

Frase do dia:
Professora Sandra: “Escreve tu Rui... Não enjoas.”
Rui: “Fogo, é tudo eu. Escreve, Rui, come, Rui, dorme, Rui!...”

Hasta mañana!

16 comentários:

  1. Bem meninos, vocês até deixam uma pessoa aqui cheia de inveja :P
    Parece que esta a ser realmente compensador ;D Mesmo tendo que levantar cedinho x)

    Ahaha gostei do pormenor do Luis ter jeito pa regatear... São muitas Terças passadas na feira não é Luis? :P

    Um beijo enorme, cheio de saudades, para todos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá pessoal

    Os 10 milhões de portugueses que vos seguem (não se preocupem que nem todos vão postar!)estão com a água a crescer na boca com tanta iguaria, para mais em tempo de jejum.
    Estou a ver que por essas bandas não há apenas "línguas de sogra". Contemplem a "Natura" e divirtam-se. Boas aprendizagens (em todos os sentidos).
    Aguardamos as vossas fotos.

    ResponderEliminar
  3. ai ai :) quem me dera andar no vosso bolso :p beijiiiiiiinhos

    ResponderEliminar
  4. Estou a ver que a viagem está a ser o delírio *.* e ainda bem :D

    Tirem muitas fotografias, que depois a professora de Biologia dispensa uma aula para as podermos ver todas, ahaha ;P

    Divirtam-se :DD Beijinhooos a todos *

    ResponderEliminar
  5. Oh rui! Traz-me um cd de músicas dessas! Guitarradas e batucadas. Que eu gosto. Pronto. Quando me der vontade de te pedir outra coisa venho outra vez comentar :P

    Divirtam-se aí *

    ResponderEliminar
  6. Olá tartaruguinhas Testudines!
    Então Luís Filipe?!
    Estou a ver que a nossa estadia no Egipto, no Verão passado, para além de um banho de cultura esmagadora, também serviu para tu aprenderes a regatear e a fazer compras… Boa, filho! Quanto mais regateares mais dinheiro te sobra para me comprares um “bijou” para colocar ao “piscoço”! AH! Ah! AH!
    Quanto ao Rui, COITADINHO… Estou a morrer de pena dele! Anda, Rui, não enjoas…Escreve! Não é só enfiar o chapéu e ficar irresistível… É preciso trabalhar!
    A Mariazinha e a prof Sandra já estão definitivamente bem? (sim, porque boas sempre o foram…)
    Tirem fotografias e postem-nas para nós vermos… Parece-me que há alguém a fugir das máquinas fotográficas… Será que há muito vento no Equador e o penteado estragou-se???!!! Para quem será a perguuunta?! Para quem??!! Paaara ….. a Maria? Para a prof. Sandra? ADIVINHEM!
    DIVIRTAM-SE! Enviem-nos muitas fotos porque estamos com necessidade de vos vermos.
    ABRAÇÃO para os 2 meninos e 2 meninas e um milhão de beijinhos para… para…. O Luís Filipe mestre do regateio (quem diria, esta nem o Darwin previu). JIS
    Regina Machado

    ResponderEliminar
  7. Bem! Até eu já estou com água na boca, cheio de inveja...
    E as equatorianas são jeitosas? Ninguém comenta?
    Rui no equador não se voa? Não viste, com asas e motor, nada para fotografar?
    Aproveitem bem estes dias.
    Um grandeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee beijo

    Carlos Ferraz

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Que bons momentos que vocês estão a passar! Só a julgar pelo texto, já que ainda não vi as fotos.
    A professora Sandra, só é professora cá... Que é isso de dar ordens ao meu filho... "Escreve Rui, come Rui..." Ah! Desculpe senhora professora, esqueci-me que tinha ido ao notário passar-lhe uma declaração para a senhora fazer de mãe dele. Pelos vistos está a levar o seu papel muito a sério. Assim é que é. Os pais podem ficar sossegados, que eles não fazem muitos disparates.

    OH, Sandrinha, é lógico que estou a meter-me contigo...

    Continuem a divertir-se. Ficamos muito contentes por vós.

    Aposto que a Sandrinha não tem comido essas comidinhas típicas todas... Só de pensar na linha...Mas cá há tempo de fazer regime.

    Um beijinho grande para os quatro. Continuem a dar-nos notícias.

    ResponderEliminar
  9. alô, alô!
    daqui abraveses city! :)
    Muito bem, vejam que regatearem bem os meus fios, brincos, pulseiras, fitas e vestidos! eheheh
    Maria, perdeste a cabeça, não? muitas coresss?
    Quanto à adivinha da Regina, eu acho que sei quem é que não anda a ter tempo de secar o cabelo... LF, não te preocupes, os caracóis também te ficam bem!
    Rui, eu só acho que na fita do chapéu não devia dizer "Loret del Mar", mas sim "Rui el esclavo"! lol
    A Sandra é que deve estar a delicar com as camadas não-sei-das-quantas! :) sim, pq a Maria, qd vamos na auto-estrada e passamos por entre uma rocha escavada, diz sempre "eh pá, a stôra de bio é que adora ver isto"! e são só umas rochitas no meio da auto-estrada...
    Bem, continuem a divertir-se :) eu sei que sem mim é difícil! eheh
    beijitos para todos
    e mais um beijito especial para a minha maninha!

    Catarina

    ResponderEliminar
  10. Vão para a cama que amanhã o despertar é às 6!

    ResponderEliminar
  11. Olá Professora Sandra, Penalva de Alva também está contigo nesta tua viagem pelas latitudes 0º, mas porra, podias ter levado umas calças mais bonitas que aquelas da foto, que estás com o chapéu azul.....
    Beijinhos grandes do David, Gorete e Tomás

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Dou os meus parabéns aos dinamizadores do blog. Um beijinho especial para a Samaritana e Beatriz (que aparecem na foto). A todos desejo que aproveitem ao máximo a viagem...:)
    Paula Isabel Silva

    ResponderEliminar
  13. Coitado do Rui... Eu bem disse que ia ser difícil e bem me dei como voluntária-cobaia ... mas a prof Sandra não quis...

    GRRRRRRRRRRR... que inbeja!!!!

    ResponderEliminar
  14. Pela cara da Prof. Sandra na primeira foto dá para ver perfeitamente que acordam cedo. :P O que iam a comer? Rui, foi nessa altura que te mandaram comer? hihi
    O Luís a regatear? hahaha Adorava ter visto.

    Beijinhos para todos

    ResponderEliminar
  15. Oh Luís, aproveita esse teu talento para quando eu fizer anos :$

    Se há coisa que me intriga bastante é a razão pela qual não puseram o "(nham, nham!)" no camarão e puseram nas bananas.

    ResponderEliminar
  16. Já foram aldrabados pelos estrangeiros.. logo vi que era apanhados com facilidade. xDD ofereceram uma coisinha trouxeram logo sacos cheioss hahahaha

    PS: Aí vem a minha testudine iman?! =D

    Kath

    ResponderEliminar