quarta-feira, 8 de julho de 2009

FERNANDINA, ISABELA E SANTA CRUZ

Depois do regresso a Portugal, esperavam-nos montes e montes de trabalhos. "Temos de actualizar o blogue, temos de actualizar o blogue...", mas faltava-nos sempre tempo (até mesmo para passarmos as fotografias uns aos outros)! De qualquer maneira, aqui ficam pequenos relatos dos dias em falta.
12 de Abril de 2009

Às 4h fomos acordados pela tripulação: lá fora esperava-nos um momento único: a erupção de um vulcão na Ilha Fernandina. Vestimos um casaco e fomos para o convés, onde ficámos completamente rendidos ao espectáculo que tínhamos diante de nós. A lava, de um laranja fluorescente, escorria ao longo da vertente. É uma imagem absolutamente inesquecível!

De volta à cama para mais umas poucas horas de sono, acordámos bem cedo e partimos rumo à Ilha Fernandina. Esta é, provavelmente, a ilha com o maior número de iguanas.

Para além destas, pudemos ainda observar um grande número de leões marinhos, tartarugas, caranguejos… Agora imaginem todas estas espécies no mesmo lago. Demais!

Olhando um bocadinho para a Geologia, nesta ilha era abundante a lava encordoada e escoriácea. O solo era completamente diferente daquilo que estamos habituados a encontrar!

Vimos ainda ossadas de baleia, onde fizemos algumas brincadeiras fotográficas!

Já à tarde, fizemos snorkeling (mas a água estava particularmente turva…) e demos um passeio de bote pela Ilha Isabela, onde vimos pinguins!

À noite, de volta ao Santa Cruz, tivemos um (ou dois) cocktails de despedida. Foi a última noite a bordo – no dia a seguir esperava-nos já o avião com destino a Guayaquil.

13 de Abril de 2009

Deixámos o Santa Cruz e fizemos a nossa última visita nas Galápagos: Fundação Charles Darwin – Ilha Santa Cruz. Aqui pudemos ver cactos gigantes e, principalmente, o programa de criação em cativeiro das famosas tartarugas gigantes, um notável esforço de conservação. Vimos inclusivamente o Solitário Jorge, o único exemplar existente no Mundo da espécie Geochelone abigdoni.

Deixámos assim as Galápagos e partimos para Guayaquil, daí para Madrid e, finalmente, para o Porto, de regresso a Portugal.